"Sucesso só vem antes de trabalho no dicionário", diz Zettel
segunda-feira, 15 de agosto de 2011 16:00
Postado por Equipe Rebelde Brasil
Munir Chatack/ Rede Record
Ivan Zettel, diretor de Rebelde, conversou com o R7 e contou um pouco de sua rotina. Assim, é possível ter uma idéia de como é trabalhar em uma superprodução como essa.
- Normalmente, gravamos em duas e, eventualmente, em três frentes ao mesmo tempo. Todos os dias, seis dias por semana. É um trabalho muito duro e coletivo, mas que deixa a gente muito feliz. O meu lema é: o único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.
E você aí pensando que era só ligar a câmera e deixar a magia acontecer, hein? Mas por que tanto trabalho? A resposta é simples: o sucesso de Rebelde não depende só dos atores e de seu diretor, mas de profissionais de diversas áreas. Zettel exemplifica:
- Tudo que é referente à parte artística, eu vejo com a cenografia, arte, figurino, fotografia, maquiagem e continuidade, sempre em sintonia com a produção.
Como em um time de futebol, sintonia e harmonia são as chaves para que o tudo flua bem. Afinal, como todo grande espetáculo, são muitos os envolvidos em sua preparação e execução.
Para que o fã da novela tenha noção, antes de partir para as gravações, todo um planejamento é traçado. Resumindo, Zettel e Gilvan, produtor executivo, recebem os capítulos de Margareth Boury, autora de Rebelde, e então traçam como o bloco, conjunto dos cinco capítulos da semana, será feito.
- Com os capítulos nas mãos, fazemos a distribuição das cenas por cenários e locações. O Gil cuida do planejamento e execução do que lemos e eu cuido do artístico, ambos temos nossas equipes.
Isso mesmo, só depois de pensar em tudo isso é que as equipes partem para as gravações. Auxiliando Zettel, completam o time de diretores: Rudi Lagemann, Daniel Guivelder e Patricia Faloppa.
Acabou? Não! Para complicar a vida de quem trabalha atrás das câmeras e, ao mesmo tempo, levar o melhor resultado àqueles que estão na frente da TV, Rebelde é totalmente gravada em alta definição, o famoso HD (high definition). Maravilha, não? Bem, o que é sinônimo de beleza para os olhos de uns significa atenção dobrada para outros.
- O HD revela os mínimos detalhes de tudo que esta sendo captado. Há algum tempo, pequenas imperfeições não eram percebidas pelas câmeras. Hoje, tudo, de cenários a elenco, tem que ter o máximo de cuidado e atenção, pois o HD revela e não perdoa.
Como diretor geral da trama, cabe a Zettel também fazer as vezes de psicólogo, papel que ganha ainda mais relevância se levada em conta a falta de experiência de parte do elenco.
- Não deixo o clima de sucesso e de "já ganhou" chegar perto da novela. Todos nós ainda temos muitas metas a alcançar. Nós queremos mais, muito mais!
R7
Da Redação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário
Antes de comentar, fique atento as regras:
1. Os comentários não são publicados automaticamente;
2. É obrigatório o preenchimento de todos os campos do formulário;
3. Só serão aceitos comentários dos internautas com identificação completa, nome e sobrenome;
4. Comentários com ofensas e ataques pessoais, palavras de baixo calão ou ofensivas aos costumes e entidades, serão automaticamente excluídos;
5. Todos os comentários e questionamentos serão analisados pela redação do blog on-line antes de uma possível publicação no site;
6. Os comentários podem ser editados;
7. A revisão dos comentários refere-se apenas ao conteúdo editorial, e não à gramática e ortografia;
8. Evite escrever em caixa-alta. Na internet, manifestar-se dessa forma é o mesmo que gritar;
9. Este espaço é destinado somente a comentários. Outros questionamentos, reclamações, etc, devem ser encaminhados à redação pelo “Formulário de Contato”;
10. A análise e possível publicação dos comentários é feita entre 13h30 e 20h;
11. Aos sábados, domingos e feriados, devido ao esquema de plantão desta redação, os comentários podem não ser publicados. Nesse caso o leitor deve aguardar a possível publicação para o próximo dia útil;
12. Os comentários publicados no site são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião do blog.
13. Você pode usar algumas tags HTML
14. Não use o campo para se auto divulgar, não coloque o endereço do seu blog, ou algo parecido
O Portal Rebelde Brasil agradece.