Jakeline Greice, do portal terra .

O humor redime a vilania nas telenovelas. O lado cômico na personalidade persuasiva de um vilão tem sido responsável pelo amortecimento de suas más ações pelo público. Enquanto alguns maquiavélicos vilões dos dramas mais densos são odiados, como o irreverente Léo, de Insensato Coração, interpretado por Gabriel Braga Nunes, outros se envolvem em situações cômicas e muitas vezes conseguem a simpatia e até a absolvição. 
Instantâneas
- Em Que Rei Sou Eu?, novela escrita por Cassiano Gabus Mendes e Luís Carlos Fusco, em 1989, o vilão Ravengar, vivido por Antônio Abujamra, era destaque na trama pela sua vilania. - Em Celebridade, novela escrita por Gilberto Braga, exibida em 2003 e 2004, o ambicioso editor da revista Fama, conduzia o personagem de vilão, Renato Mendes, interpretado por Fábio Assunção, que atraia a atenção do público por seus sarcasmos.
- Em Senhora do Destino, novela escrita por Aguinaldo Silva, exibida em 2004, a vilã interpretada por Renata Sorrah também garantiu grande parte dos risos dos telespectadores com suas ações absurdas e suas falas sádicas.
- Em Rebelde, novela exibida atualmente no horário das sete, na Record, a vilã atrapalhada Silvia, interpretada por Cássia Linhares, arma mil e umas para conseguir dinheiro e se vê dentro de situações engraçadas que fogem de seus planos.